Lula é denunciado por lavagem de dinheiro ligada à Guiné Equatorial

Lula é denunciado por lavagem de dinheiro ligada à Guiné Equatorial


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi denunciado à Justiça Federal em São Paulo, nesta segunda-feira (26), por suposto crime de lavagem de dinheiro. O caso envolve o ditador da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang.

O MPF (Ministério Público Federal) em São Paulo argumenta que o petista, "usufruindo de seu prestígio internacional", influenciou decisões do ditador da Guiné Equatorial em favor do grupo brasileiro ARG naquele país.

"Em troca, o presidente recebeu R$ 1 milhão dissimulados na forma de uma doação da empresa ao Instituto Lula", sustentam os procuradores. 

As investigações apontam que o controlador do grupo ARG, Rodolfo Giannetti Geo, procurou o ex-presidente em 2011 para que Lula conseguisse que a construtora mantivesse relações comerciais no país, principalmente na construção de rodovias. O empresário também foi denunciado nesta segunda-feira pelos crimes de tráfico de influência em transação comercial internacional e lavagem de dinheiro.

A Procuradoria afirma ter encontrado provas dos crimes em e-mails apreendidos no Instituto Lula em março de 2016. Uma das mensagens fala que a ARG estava disposta a fazer uma doação financeira "bastante importante" ao instituto pelo trabalho realizado no país africano.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem