PT QUER EXTINGUIR O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO

Desde o início do primeiro mandato do presidente Lula, em 2003, o PT não consegue emplacar um ministro no Tribunal de Contas da União (TCU) - 2/3 deles são escolhidos pelo Congresso e 1/3 é indicado pelo presidente e referendado pelo Senado.

Um dos embates entre governo e oposição foi na eleição do ministro Aroldo Cedraz, do DEM baiano, em 2006, que derrotou na Câmara o ex-deputado petista Paulo Delgado (MG). O PT vê o tribunal como um encrave da oposição, que atrapalha a ação do governo, e acha mais fácil a tarefa de extinguir o TCU do que tentar emplacar um ministro por indicação do presidente da República.

O que leva os governistas a se agregar em torno da idéia de extinguir o TCU é a filiação política dos nove ministros do tribunal. Três deles vieram do DEM, um do PSDB e dois são íntimos de parlamentares da cúpula do PMDB. Um dos ministros foi indicação do PP. Outros dois são da carreira do MP e do próprio tribunal.

A senadora Serys(foto acima) afirma que o cargo de ministro do TCU é um "prêmio para parlamentares que não mais possuem força eleitoral para se manter em cargos eletivos". Getúlio Vargas dizia que o TCU é o local "onde se arquivam amigos". É justamente a falta de amigos do presidente Lula no tribunal que leva uma ala do PT a defender a extinção do TCU.
Fonte: Istoé independente

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem