CHOQUE E PRESSÃO

O tempo está fechado no Banco Central. O Comitê de Política Monetária tem a responsabilidade de anunciar hoje a taxa básica de juros diante do cenário perturbador da economia brasileira. O tombo de 3,6% do Produto Interno Bruto (PIB) no último trimestre de 2008 mostra como a crise global atingiu fortemente a produção, o consumo e os investimentos. A redução dos juros é apontada como medida fundamental de recuperação econômica.

Há um consenso no mercado de que o BC deve baixar a Selic em até 1,5 ponto percentual. Mesmo com o corte substancial, as previsões dos analistas são sombrias. “Infelizmente, 2009 será um ano perdido e não está claro que 2010 será de recuperação”, afirma o consultor Sérgio Vale. Para muitos, a recessão é iminente. “Vamos dar o nome certo às coisas: o momento atual é gravíssimo”, alerta Júlio Sérgio de Almeida, ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda.

(Correio Braziliense)

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem