Lula brinca e diz que não tomará "café frio"

O presidente Lula disse à sua equipe que não vai tomar "café frio" na reta final do governo. Sempre preocupado nas comparações com os antecessores, Lula não quer repetir Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, que se queixaram, em entrevistas, da temperatura do café servido pelos garçons do Planalto no último ano de mandato. Lula costuma brincar que, para evitar esse risco, comprou sua própria cafeteira.

A frase é uma forma bem humorada de autoridades se queixarem dos últimos dias no poder - aliados que desaparecem, subordinados que não prestam mais contas, máquina que não funciona no mesmo ritmo. A frase, segundo alguns, tem como uma de suas origens o folclore político de Minas Gerais. Um governador teria reclamado, quando deixava o cargo: "O ajudante de ordens não comparece ao serviço, a telefonista não me passa recados e o garçom, quando surge a porta, aparece com café frio e sem açúcar".

Itamar reclamou que, semanas antes de entregar o cargo, precisava levar sua própria garrafa de café para o Planalto, para tomar uma bebida quente. FHC disse que, perto de entregar o poder, os garçons "só faltavam servir café frio".

O Povo

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem