A primeira morte causada pelo vírus Influenza A (H1N1) no Ceará, foi confirmada ontem à tarde pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). A vítima, uma mulher de 29 anos, moradora de Fortaleza, morreu no último dia 8. O resultado positivo para a nova gripe foi confirmado por exame realizado no laboratório Evandro Chagas, de Belém (Pará), para onde foram encaminhados materiais coletados da paciente. Outros quatro casos estão em investigação, e entre estes, dois óbitos.
Os exames já foram encaminhados ao Laboratório Evandro Chagas. Conforme o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, Manoel Fonseca, isso comprova que o vírus Influenza A (H1N1) está circulando no Ceará. Ele explica que a mulher que morreu não viajou para fora do Estado, e diz que além dela, a presença do vírus também foi constatada em oito crianças que receberam tratamento no Hospital Infantil Albert Sabin em dezembro último. Estas crianças já estão bem.
De acordo com o coordenador, a mulher que morreu adoeceu no dia 31 de dezembro, e inicialmente ficou se tratando em casa. Quando procurou um posto de saúde, no primeiro dia útil de 2010, apresentava dificuldade respiratória, tosse e febre. Foi medicada e retornou para casa. Ao hospital ela só foi no dia 6 deste mês, quando já apresentava um quadro grave de insuficiência respiratória, sendo necessária sua colocação em um respirador artificial. Internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), morreu após dois dias.
Fonte: O Povo