El Niño deve reduzir chuvas no Ceará até maio de 2010, diz Funceme

A previsão climática para os meses de março, abril e maio de 2010 no Ceará indica uma maior probabilidade de chuvas abaixo da média. A informação foi divulgada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), em coletiva de imprensa realizada neste dia 23 de fevereiro. 

O prognóstico é resultado da Reunião de Avaliação Climática para o Nordeste, que aconteceu em Natal (RN), nos dias 18 e 19, onde estiveram presentes Técnicos dos centros meteorológicos dos estados nordestinos além do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

O principal fator a determinar a previsão de chuvas abaixo da média histórica no Ceará é a atuação do fenômeno El Niño. “A superfície do Oceano Pacífico equatorial ainda está com temperatura maior que o normal, o que caracteriza o fenômeno. Em dez anos de El Niño, oito são de poucas chuvas no Nordeste. A população também precisa saber que o prognóstico dando maior probabilidade de menos chuvas não significa que não choverá. Haverá, inclusive, chuvas fortes em algumas cidades, mas, em todo o Estado, durante os meses de março, abril e maio, a tendência é de precipitação abaixo da média. As indefinições da superfície do Atlântico não nos permitem apontar qual região deve chover mais. Além, disso, não há como indicar quando exatamente vai começar a chover, somente acompanhando as previsões diárias do tempo”, explicou David Ferran, gerente do Departamento de Meteorologia da Funceme.

Fonte: Funceme

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem