Emancipação: oito processos já receberam aval da mesa diretora da AL

Uma semana após terem dado entrada no pedido de emancipação, oito distritos já conseguiram sinal verde da Mesa Diretora da AL para o processo seguir adiante. Na última terça-feira, os distritos de Mundaú, Pecém, Várzea dos Espinhos, José de Alencar(Iguatu), Jurema, Matriz de São Gonçalo, Santa Felícia e Pajuçara tiveram seus pleitos endossados pela corte parlamentar. Agora, a papelada segue para as comissões técnicas do Legislativo, que também posicionam-se sobre o assunto antes de acionarem o IBGE.

Com o resultado do estudo do Instituto em mãos, os colegiados voltam a relatar o processo, que, por fim, vai à apreciação em plenário. Se a maioria dos deputados for a favor da emancipação, é a vez do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) se articular para promover o plebiscito onde tanto o distrito quanto o município-sede opina sobre a independência. A consulta popular destas oito localidades deve ocorrer junto com as eleições gerais deste ano, previstas para 3 de outubro.

Para a emancipação ter validade, são necessários 50% mais um dos votos. Entretanto, o novo município só passa a existir de fato e de direito após a eleição municipal de 2012. “Vamos buscar acelerar nosso processo de deliberação para que o TRE possa se organizar”, pontua Domingos Filho.

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem