Suco industrializado e refrigerante cítrico podem danificar esmalte dos dentes, diz estudo

Uma pesquisa inédita concluída em 2009 na Universidade de Rochester, em Nova York, nos EUA, comprovou que o consumo frequente de suco de laranja industrializado e de refrigerantes com toque cítrico, como limão, pode ser mais prejudicial ao esmalte dos dentes do que o peróxido de hidrogênio, substância usada no processo de clareamento dental.

A pesquisa fez um comparativo entre um gel de clareamento contendo 6% de peróxido de hidrogênio e um suco de laranja in vitro. Em laboratório, as duas substâncias foram colocadas sobre o esmalte do dente, com uso de saliva, reproduzindo o ambiente da boca humana.

O resultado foi que o suco de laranja diminuiu a dureza dos dentes e aumentou a irregularidade do esmalte, enquanto que o gel clareador não apresentou alterações significativas. As superfícies do esmalte ficaram expostas às substâncias por 20 minutos diários, durante 5 dias.

Longe de ser um motim contra os sucos ácidos e refrigerantes, a intenção das pesquisas é alertar para o consumo moderado desses produtos, além de provar que substâncias de fácil acesso no dia a dia podem prejudicar os dentes.

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem