Urca tem déficit de profissionais

Desde janeiro, a reitoria da Universidade Regional do Cariri (Urca) reivindica junto a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) a contratação de novos professores para o reduzido quadro docente da instituição. O reitor da Urca, Plácido Cidade Nuvens, informou que em janeiro, o governador Cid Gomes recebeu em carta a solicitação sobre a urgente necessidade de um concurso público para suprir a demanda atual da docência, 155 professores, ao todo.

Hoje, a universidade conta com 320 educadores e mais 76 professores substitutos com contrato de dois anos. De acordo com Plácido, duas questões têm sido bastante preocupantes para a Urca: a sobrecarga de horas-aula para os professores e ao mesmo tempo a falta de aulas. “Os departamentos de matemática e de educação física são os mais prejudicados” afirmou.

O coordenador do curso de Educação Física, Lucas Vieira, explica que, atualmente, o número de professores temporários supera o de efetivos, são ao todo nove para onze. Um quadro já bastante reduzido para o ensino de 280 alunos matriculados no curso.“O desenvolvimento do ensino está comprometido, pois apesar da boa vontade dos educadores, há necessidade de maior qualificação profissional, faltam mestres e doutores para compor o corpo docente”, acrescentou o coordenador.

Neste quesito, o departamento de matemática saiu em maior desvantagem já que nove professores doutores foram exonerados de suas funções nos últimos anos, em razão de aposentadorias, ou contratos com instituições superiores federais. O número de educadores em relação ao de alunos também mostra grande disparidade, são 19 para 254. De acordo com o pró-reitor de pós graduação e pesquisa, Paulo César, a carência de docentes impede a execução de projetos como a abertura de cursos de bacharelado e especialização, além da oferta de cursos fora da sede. “Desta modo, não há tempo suficiente para o professor auxiliar no processo de desenvolvimento da extensão e pesquisa, como é a proposta da universidade,” enfatizou.

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem