Interior do Estado recebe água fluoretada

A população dos municípios de Cariús, Saboeiro e Arneiroz, irão receber água fluoretada até o fim deste mês. Para informá-los sobre a ação e conscientizá-los em relação à qualidade da água e do produto que a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) estará adicionando no sistema público de abastecimento, a Cagece realiza nesses municípios, em parceria com o Programa Brasil Sorridente, o seminário "Fluoretação das águas de abastecimento público". Gerentes da Companhia e odontólogos irão informar sobre os benefícios do flúor e tirar dúvidas em relação às propriedades do produto. Folders educativos sobre conscientização da utilização da água também serão entregues.

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Odontologia do Ceará, Márlio Ximenes, o flúor é um instrumento fundamental na prevenção de cáries e o seu uso pode ocorrer de várias maneiras, mas sempre visando o cuidado e proteção dos dentes. "A fluoretação da água de abastecimento público representa uma das principais e mais importantes medidas de saúde pública no controle da cárie dentária. O importante nessa fluoretação é que ela seja feita na medida correta, isto é, nem deve trazer flúor demais, pois isso poderia ocasionar uma doença chamada fluorose, nem tampouco deve trazer flúor de menos, o que não permitiria o alcane efetivo da proteção desejada. Por tanto, além de ser implementada, a fluoretação da água deve ser monitorada, a fim de que o teor de flúor seja mantido dentro dos padrões adequados para o controle da cárie e prevenção da fluorose dentária", afirma.

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem