Há cerca de um ano, equipes de profissionais que desenvolvem trabalhos junto aos PFS’s e NASF deste município participam de capacitação dentro do Programa de Desenvolvimento Infantil - Padin. O objetivo, segundo o idealizador do programa e coordenador de saúde mental de Iguatu, Eriton Araújo, é melhorar o atendimento que as crianças assistidas por esse programa receberão.
O treinamento é conduzido pela psiquiatra e psicanalista infantil Dra. Maria Helena Cardoso, que ressalta a importância desse trabalho que vem sendo desenvolvido desde fevereiro do ano passado com profissionais da área da saúde em Iguatu. Para ela o contato da população com esses profissionais deve ser visto com um momento especial, porque é nos PSF que as pessoas procuram os primeiros tratamentos. E chegar com a psiquiatria infantil, psicanálise nesse atendimento contribuirá de forma significante na formação dessas crianças assim como até mesmo melhorar a qualidade de vida social e afetiva das famílias.
“O que essa criança vai ter de comportamento, de relação afetiva com os outros, seja com o pai, com a mãe, depois com o marido e com seus próprios filhos, isso começa a se constituir desde o nascimento. A adolescência é um resultado do que se constitui nessa fase até os seis anos. Por isso que o Padin visa realmente a esse foco para a atenção especial para as crianças de 0 a 6 anos de idade, que se constitui o psiquismo humano. Por isso essa preocupação nessa fase inicial. Essas equipes estão sendo formadas, que atenderão de forma itinerante nos PSF’s”, concluiu Eriton Araújo.
Por Wandenberg Belém