Os Procuradores Regionais Eleitorais de todo o País, se reuniram nesta quarta-feira (10) na sede da Procuradoria Geral da República, em Brasília, com a palestra do ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Fernando Neves, que durante o seu discurso apresentou perplexidades e preocupações a partir da estrutura da Lei 12.034, de 29 de setembro de 2009, que estipulou novas regras eleitorais para as eleições deste ano.
Neves destacou as responsabilidades que tem o Ministério Público em fiscalizar o uso da máquina pública, o abuso do poder econômico e as tentativas de alguns candidatos que persistem em tentar comprar votos de eleitores. “A atuação do Ministério Público é fundamental para a consolidação do processo democrático”, garantiu.
O procurador-geral da República e Eleitoral, Roberto Gurgel, tambem participou da abertura dos trabalhos, onde afirmou, durante o seu discurso, que a reunião dará condições para que o Ministério Público Eleitoral faça um excelente trabalho nas eleições, assegurando que a lisura seja levada ao máximo possível. “Eu acho que nós teremos em 2010 uma das eleições mais complexas pelo menos dos últimos 20 anos, por uma série de circunstâncias, e isso exigirá que o Ministério Público, sempre muito atuante nas eleições, esteja ainda mais vigilante e mais cuidadoso com a fiscalização do pleito”, declarou.
Do Ceará, participou da reunião, o procurador alessander Sales, onde destacou que a Instituição vem, inclusive, adotando ações preventivas para coibir abusos, inclusive no plano de combate à propaganda eleitoral antecipada, onde a Procuradoria Regional Eleitoral já abriu uma série de procedimentos.
Da redação do iguatu noticias
Da redação do iguatu noticias