Urca em crise por falta de professores

A Universidade Regional do Cariri vive uma crise de falta de professores. Os mais prejudicados são os alunos, que perdem aula e vão esperar mais tempo para completar o curso. A falta de profissionais tem levado ao cancelamento de algumas disciplinas.

De acordo com a reitoria, faltam 155 professores. 60 vagas são de gente que saiu da universidade ou que morreu e as outras 95 estão surgindo à medida em que os cursos novos criados pela Urca ganham semestres. É o caso da física e das artes cênicas.

Para ocupar esse espaço, a universidade fez um concurso recente para professor substituto. Mas não conseguiu preencher as quinze vagas. Faltou gente para dar cadeiras de matemática e artes. O sindicato de professores ainda afirma que o concurso é ilegal, porque os substitutos só devem ser usados para as vagas de quem está em licença e não para as 155 que estão sobrando. E, de acordo com o Sindurca, isso está acontecendo.

O reitor da Urca, Professor Plácido Cidade Nuvens, afirma que já procurou o governo do estado para buscar uma solução, mas a audiência com o governador Cid Gomes ainda não tem data para acontecer.


Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem