O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Domingos Filho (PMDB), afirmou na manhã desta quarta-feira (30/06) que a campanha para o Governo Estadual não irá transformar o Legislativo Cearense em palanque. A afirmação foi feita em entrevista concedida a jornalistas nos corredores do Plenário. Domingos Filho é candidato a vice-governador na coligação que pretende a reeleição do governador Cid Gomes. Já o deputado Marcos Cals (PSDB) concorrerá ao cargo de governador.
Para Domingos Filho, o debate eleitoral é natural e será respeitado. No entanto, o parlamentar ponderou que esse embate deve acontecer de forma respeitosa. “Não é razoável que uma campanha venha transformar isso aqui em um palanque eletrônico”, frisou, referindo-se ao plenário da Casa.
Mesmo com dois parlamentares disputando cargos majoritários, Domingos Filho espera que não haja “exacerbação”. “A própria Casa, que nunca deixou de ter maiores debates sobre projetos, em função do período eleitoral, não deve permitir que tenha um aquecimento”, avaliou o peemedebista.
O presidente do Legislativo citou o caso das últimas eleições municipais que, conforme ressaltou, costumam ser “acirradas”. Ainda assim as discussões na Casa foram contidas, segundo ele. “Tenho sempre mediado isso, independente da candidatura, porque essa é a missão do parlamentar, e tenho sempre conseguido”, disse, ponderando que essa mediação é feita pelo dialogo e não pela força.
O parlamentar afirmou ainda que o fato de dois deputados estaduais saírem em duas candidaturas majoritárias é uma valorização do Poder Legislativo, “a representatividade mais plural”.
Fonte: AL/CE
Tags
POLITICA