Perigo nos temperos prontos

Os temperos prontos, aqueles processados industrialmente, são aprovados pelos cozinheiros pela sua praticidade. Porém, quando o assunto é saúde, eles são reprovados pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), que avaliou a quantidade de sódio presente nesses produtos.

De acordo com a pesquisa, os produtos analisados – em caldo, tablete e pó – apresentaram teor de sódio muito próximo ao recomendado para ingestão diária, que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) deve ser de 2 gramas, o equivalente a menos de uma colher de chá. Segundo a Proteste, eles são prejudiciais porque ao longo do dia o indivíduo consome também outros tipos de alimentos com sódio, o que fatalmente faz com que ultrapasse o limite sugerido.

Um dos produtos investigados foi o tempero feito à base de alho e sal. De acordo com a pesquisa, ele praticamente não apresenta gordura, porém possui alto teor de sódio. Já aqueles para aves, peixes e arroz contêm baixos teores de gordura total, mas trazem sódio em excesso.

Os especialistas apontam o sódio em excesso como um dos principais fatores de risco para a hipertensão, doença que pode desencadear problemas cardíacos. Segundo uma pesquisa feita recentemente pelo Ministério da Saúde, a hipertensão já atinge 24,4% da população brasileira.

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem