Exame da OAB tem reprovação de quase 90%

O resultado preliminar do exame unificado nacional da Ordem dos Advogados do Brasil aponta para o maior índice de reprovação de candidatos já registrada pela entidade nesse formato: 88%. Dos 105.315 candidatos que participaram do exame em todo o País desde a primeira fase, só 12.614 passaram nos testes que dão direito ao bacharel em direito exercer a profissão.

Para passar no exame da Ordem, o candidato precisa ter no mínimo 50% de acerto. A média de aprovação gira em torno de 20%, segundo o Conselho Nacional da OAB. Dos dados disponíveis no site da entidade, em 2009 a reprovação chegou a 80,5% e, em 2008 - quando o exame passou a ser unificado-, a maior reprovação foi de cerca de 73%. “A gente vê isso com preocupação, porque mostra que o nosso ensino jurídico não está à altura do que gostaríamos que estivesse’’, disse o presidente do conselho e da OAB, Ophir Cavalcante.  Além dos recursos, que podem alterar o número de reprovados, a OAB também espera uma revisão de notas da prova.

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem