O Hospital Regional do Cariri (HRC) terá suas instalações entregues à população no próximo dia 13, às 18 horas, pelo governador do Estado, Cid Gomes, e o presidente Luis Inácio Lula da Silva. O evento deve marcar sua última visita ao Estado como presidente.
A região receberá nos próximos dias o primeiro hospital público com atendimentos de urgência, emergência e alta complexidade. Aos poucos, estes serviços serão implementados, iniciando com um processo de desinfecção do equipamento. Serão mais de 40 Municípios assistidos no interior do Estado.
Ao todo, são 294 leitos. Os atendimentos iniciais serão nas áreas de urgência e emergência, e acesso a exames e serviços de média e alta complexidade, que atualmente a população, na rede pública, só tem na Capital. Estrategicamente, o HRC fica em Juazeiro do Norte, na Rua Catulo da Paixão Cearense, S/N, entre os Municípios de Barbalha e Crato, para facilitar o acesso da população da macrorregião do Cariri e das microrregiões de Iguatu e Tauá. No total, 1,3 milhão de habitantes terá assistência na própria região, sem necessidade de transferências para Fortaleza. O HRC, de grande porte, tem 27.126,47 metros quadrados de área construída.
Ressonância
Entre os exames especializados, que hoje na rede pública são realizados apenas na Capital, especificamente no Hospital Geral de Fortaleza, e que o HRC vai oferecer à população, está a ressonância magnética. Outro exame especializado que a população do Cariri terá acesso mais fácil é a tomografia computadorizada. No apoio ao diagnóstico e terapêutico, além da ressonância magnética e da tomografia computadorizada, serão oferecidos aos pacientes radiologia geral, ultrassonografia geral e intervencionista, endoscopia digestiva e respiratória, eletrocardiograma, ecocardiograma eletroencefalograma, litotripsia e mamografia. O hospital conta com laboratórios de análises clínicas e patologias clínicas, citologia, anatomopatologia e ainda agência transfusional.
A população será atendida em diversas especialidades médicas, como a cirurgia geral, clínica médica, traumato-ortopedia, neurologia, cirurgia plástica, cirurgia buco-maxilo-facial, cirurgia vascular, cardiologia, proctologia, gastroenterologia, urologia, oftalmologia e mastologia. O novo e maior hospital da região ainda terá serviços de farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional, serviço social e ouvidoria. O HRC também será referência em atividades de ensino e pesquisa, para a formação humana.
Internamento
294 leitos serão oferecidos pelo Hospital Regional do Cariri, que vai garantir o atendimento de urgência e emergência e acesso a exames e serviços de média e alta complexidade.
Tags
REGIONAL