Noite de festa para muitos políticos cearenses que alcançaram a eleição ou a reeleição e foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Mas na solenidade de quarta-feira (15), no Salão Diamante do Hotel Praia Centro, além dos sorrisos, também havia olhares apreensivos e indecisos quanto ao futuro próximo. Algumas candidaturas ainda estão sob análise.
O procurador regional eleitoral Alessander Sales fez a ressalva logo após a entrega dos diplomas para deputados estaduais, federais, senadores e vice-governador. Embora muitos comemorem a conquista, o Ministério Público Eleitoral tem agora três dias para analisar candidaturas. “A diplomação serve como momento festivo e ela também abre o prazo para o Ministério Público (Eleitoral) ingressar com as chamadas ações de impugnação aos diplomas que foram aqui conferidos. O MP já, há muito tempo, instrui diversos procedimentos e tem agora um prazo de três dias para ingressar com essas demandas”, garantiu.
Alessander Sales diz ainda que documentos serão analisados e, se comprovada alguma irregularidade, os diplomas podem ser rejeitados. “O Ministério Público está analisando o acervo probatório disponível e aí vai verificar se, dentro os eleitos, recém diplomados, existem fatos para o ajuizamento dessas demandas”.
Tags
POLITICA