Fies: aluno terá financiamento em condições mais leves

A presidente Dilma Rousseff disse ontem que o novo Programa de Financiamento Estudantil (Fies) terá condições gerais de financiamento “muito mais leves”, como juros de 3,4%, e maior período de carência para o início da amortização. Dilma afirmou que o estudante terá de começar a pagar o financiamento da faculdade apenas um ano e seis meses após ter concluído o curso superior.

O beneficiado poderá arranjar um trabalho e ter renda. A depender do curso, a exemplo de Medicina, a restituição poderá ser realizada em até 20 anos. Ela afirmou também que, se o aluno que obteve financiamento pelo Fies resolver cursar licenciatura e exercer o magistério no ensino médio, em colégios públicos, o débito será perdoado com uma diminuição de 1% por mês de prática profissional.

Dilma lembrou ainda que o programa abrangerá estudantes com rendimento de até um salário mínimo e meio. Antes, os alunos tinham de arranjar um avalista para conseguir o empréstimo estudantil.

Pronatec
O Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec) será lançado em março. O Pronatec tem como objetivo aumentar o acesso à educação profissionalizante de alunos do ensino médio e trabalhadores sem formação. O programa vai contar com ações dirigidas a quem quer fazer um curso técnico, mas não tem como custear. Será um plano de bolsas e também de financiamento estudantil.

O novo Fies fará parte do Pronatec. “Assim, também o estudante do ensino médio vai poder ter seu financiamento para estudar em escolas técnicas privadas. Nós estamos criando novas condições para que o jovem conclua o ensino médio mais bem preparado”, declarou Dilma.

Ela salientou o valor da participação dos jovens no mercado de trabalho e disse que o governo deseja também desenvolver o ingresso ao ensino médio em período integral: num turno, o aluno aprende a grade tradicional e, em outro, um trabalho.


Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem