Famílias de baixa renda da zona rural receberão do Governo do Estado fogões ecoeficientes

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria das Cidades, doarão pouco mais de 7 mil fogões ecoeficientes para famílias de baixa renda que residem na zona rural do Ceará, que ainda utilizam fogões à lenha. Os novos fogões diminuem o impacto ambiental porque aproveitam melhor o calor gerado pela queima da lenha.

Este novo fogão, desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Energias Renováveis (IDER), é feito de tijolo refratário e uma caixa de metal, o que garante uma queima de biomassa bem mais eficaz, reduzindo assim o consumo de lenha e garantindo a preservação do meio ambiente. Serão investidos cerca de R$ 3 milhões. Cada fogão custa, aproximadamente, R$ 448. Desde o início do projeto, em 2007, foram instalados 17.058 fogões ecoeficientes. “Para muitas-famílias, a renda não permite ter fogão a gás em casa. Elas, necessariamente, utilizam lenha para preparar seus alimentos. Os fogões ecoeficientes ajudam a, pelo menos, diminuir a quantidade de lenha necessária para cozinhar”, afirma o secretário das Cidades, Camilo Santana.

Cada fogão ecoeficiente também possui uma chaminé, eliminando totalmente a fumaça do ambiente intra-domiciliar, contribuindo assim para a diminuição das doenças cardiorrespiratórias que atingem principalmente as mulheres e crianças. O projeto também ajuda na geração de renda nas comunidades envolvidas, pois os fogões são instalados por pedreiros dos próprios municípios. Além disso, antes da implantação dos fogões são realizadas reuniões comunitárias para discutir com as famílias a importância de preservação do meio ambiente e a valorização da caatinga.

Fonte: Governo do Estado

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem