Na terça-feira, 10, o prefeito Agenor Neto ao lado do secretariado e autoridades municipais deu posse aos novos membros do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente). O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Assistência Social, no bairro Prado. O COMDEMA foi criado em 1989, através da Lei Municipal Nº 037 de 04 de setembro de 1989. É um órgão de assessoramento da prefeitura para fins de proteção e melhoria do Meio Ambiente, sob a chefia do Poder Executivo municipal. A secretária do Meio Ambiente, Socorro Feitosa, destacou em seu pronunciamento a importância dessa reativação ressaltando a participação da sociedade civil organizada juntamente com o poder público que juntos trabalharam ainda mais para a defesa do meio ambiente com ações mais efetivas em prol da melhoria da qualidade de vida de toda população.
No decorrer do evento foram tratadas questões sobre o saneamento básico do município, aterro sanitário e o lixão localizado no bairro da Chapadinha, que afeta a saúde dos munícipes pela contaminação do solo e fumaça. Já o prefeito Agenor Neto reafirmou que essa dessa maneira que sempre buscou administrar o município, chamando a população através das mais diferentes representatividades. “Já devíamos estar com esse aterro pronto. O governo do Estado que assumir o aterro sanitário de Iguatu para criar um consórcio de municípios. Se ele estivesse irregular o governo não assumiria. Sendo que a escolha do local foi feita pela própria Semace das três indicações enviadas”, explicou o prefeito ressaltando os esforço que tem feito para melhoria da qualidade de vida da população e sua preocupação com o Meio Ambiente.
Integram este conselho membros do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura e Agronomia do Ceará, Inspetoria Regional do Médio Jaguaribe, Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – 16ª CREDE, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e das secretarias municipais de Agricultura e Pecuária, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e da Saúde. A representatividade civil membros da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Iguatu, Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe, Conselho Comunitário de Desenvolvimento Municipal de Iguatu – CCDMI, Instituto Elo Amigo, Sindicato Regional dos Empregadores Lojistas de Iguatu (Sindilojas) e pelos Sindicatos Rural de Iguatu (Patronal) e dos Trabalhadores Rurais de Iguatu.
Por: Wandenberg Belém