Site do Sistema de Seleção Unificada (SISU) do meio do ano, já está no ar



O MEC (Ministério da Educação) disponibilizou no início da tarde de hoje (14) o site do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).
No endereço virtual é possível tirar dúvidas sobre todo o processo de seleção que oferece, só no meio deste ano, 26 mil vagas em universidades federais e estaduais, institutos de educação federais e Cefets (Centro de Educação Tecnológica).
Saiba mais sobre o Enem
 Saiba mais  sobre o Fies
Saiba mais sobre concursos
 O número supera em 59% a oferta do processo seletivo na mesma época do ano passado, quando foram abertas 16 mil vagas.
As inscrições para o programa começam às 6h da próxima quarta-feira (15) e vão até o dia 19 de junho. O sistema não aceita funcionará nas madrugadas, apena das 6h às 23h59 durante o período de inscrições.
Como funciona o Sisu
O sistema oferece vagas no ensino superior de todo o país. Para se candidatar a uma oportunidade, o estudante deve ter pontuado acima de zero na redação.
Os candidatos podem fazer, em ordem de preferência, até duas opções de cursos entre as universidades participantes.
Durante o período de inscrições, eles podem alterar as opções, com base na nota de corte (nota mínima) divulgada ao fim de cada dia no Sisu — vale a última inscrição confirmada.
 A primeira lista de aprovados no sistema deve ser divulgada no dia 22 de junho, os candidatos que forem selecionados poderão se matricular nos dias 26 e 27 do mesmo mês.
Já a segunda chamada será publicada no dia 2 de julho e as matrículas serão nos dias 5 e 6 do mesmo mês. As matrículas são organizadas e feitas pelas instituições de ensino.
Os estudantes também não podem escolher o mesmo curso e universidade na primeira e na segunda opção oferecidas pelo Sisu.
Lista de Espera
Os estudantes que não forem aprovados em nenhuma das duas chamadas podem se candidatar à lista de espera. O pedido deve ser feito pela internet entre os dias 2 e 7 de julho. A lista só vale para a primeira opção de curso de cada candidato.
De acordo com o edital, a lista de espera não observará as eventuais reservas de vagas e bônus atribuídos à nota do candidato no Sisu pelas universidades.


Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem