OAB: 90 cursos com aprovação zero devem ficar em regime de supervisão


O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, decidiu nesta segunda-feira, 4, enviar ofício ao ministro da Educação, Fernando Haddad, para requerer que as 90 faculdades que não tiveram nenhum candidato aprovado no Exame de Ordem sejam colocadas em regime de supervisão por parte do MEC.

Veja lista completa das 90 instituições aqui.

No Ceará, duas instituições obtiveram aprovação zero: Faculdade Luciano Feijão (FLF) e Instituto Ceará de Ensino e Cultura (Icec). Da primeira, foram três inscritos e da segunda sete.

Em todo o país, as 90 faculdades tiveram 1.153 do total de 106.891 inscritos na prova. Das 90, 51 registraram menos de dez participantes e 39 registraram dez ou mais inscritos.

"Quando termina o curso e se submete ao Exame de Ordem ou a um concurso, o candidato é reprovado. Ou seja, no final, ele verifica que tem um diploma na mão, mas que nada vale em termos de formação", explica Ophir ao comentar a estatística dos cursos com aprovação zero na última edição do exame.

Essas instituições de ensino deverão cumprir metas estabelecidas pelo Ministério, sob pena de serem penalizadas com redução de vagas, suspensão de cursos e, em casos extremos, fechamento do curso."O descompasso entre a qualidade do ensino contribui para desmerecimento das profissões jurídicas como um todo. Não somos contra o ensino; somos contra o mau ensino jurídico", afirmou o presidente.

(O Povo)

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem