Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP)
A presidente Dilma Rousseff (PT) já está em Fortaleza desde a 1 hora da manhã desta quinta-feira (11) e cumpre agenda de inaugurações na Capital e em municípios da Região Metropolitana (RMF) no período da manhã e da tarde.
De acordo com a agenda divulgada pela Presidência da República, Dilma concede entrevista às rádios a partir das 9 horas da manhã no hotel onde está hospedada, na Avenida Beira Mar. Às 10h15, a presidente segue para cerimônia de início de terraplanagem da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).
A Siderúrgica
Resultado da parceria entre a companhia brasileira Vale e as coreanas Dongkuk e Posco, a CSP é a primeira usina siderúrgica integrada do Nordeste. Segundo estimativa, na primeira fase de operação, a Siderúrgica do Pecém vai produzir 3 milhões de toneladas de placas de aço por ano.
Vendidas no mercado internacional, essas placas de aço vão contribuir para o aumento e reposicionamento das exportações do Brasil. A Companhia Siderúrgica do Pecém vai produzir energia elétrica para consumo próprio, e o excedente será disponibilizado ao mercado nacional.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o empreendimento vai promover a criação de 23 mil empregos diretos e indiretos na primeira fase da obra, com prioridade para contratação de mão de obra local e regional.
Agenda
Após a cerimônia de início de terraplanagem da Siderúrgica do Pecém , a presidente inaugura, às 10h30, ainda no mesmo município, a Correia Transportadora de Minério do Complexo Industrial do Porto do Pecém. Em seguida, às 11 horas, Dilma inaugura o novo Terminal de Múltiplo Uso (TMUT) do Porto.
No período da tarde, a presidente Dilma segue para a cidade de Pacajus, também na Região Metropolitana (RMF), onde deve inaugurar a Policlínica Regional e o Polo 1 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Tags
REGIONAL