Centenas de pessoas participaram hoje (20) de uma manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, para lembrar o Dia da Consciência Negra. O ato teve início no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), depois os manifestantes seguiram em passeata até o Largo do Paissandu, no centro da cidade.
O ato deste ano enfatizou o extermínio de jovens negros. “Temos que lembrar dos jovens negros que estão sendo massacrados nas periferias de São Paulo."Temos que lembrar dos jovens negros que estão sendo massacrados nas periferias de São Paulo. Estamos nos organizando para chamar a atenção da sociedade sobre o massacre da juventude negra que está ocorrendo em todo o País", disse o rapper Sandro Rogério, mais conhecido como Ice Boy.
Quem também falou sobre o assunto foi Anatalina Lourenço da Silva, professora da rede pública, diretora da Associação dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) e representante do Oriaxé (movimento de mulheres negras). Segundo ela, muitos jovens negros entre 16 anos e 24 anos de idade têm sido mortos na periferia da maioria das cidades do País, "principalmente pela polícia ou, muitas vezes, pela falta de políticas públicas direcionadas que fazem essa juventude ser cooptada pelo tráfico".
Tags
NACIONAL