BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff sinalizou, nesta sexta-feira, que não haverá aumento salarial para o funcionalismo público em 2012. Segundo a presidente, os servidores têm o direito de reivindicar reajuste, mas o Congresso precisa incluir a previsão no Orçamento Geral da União.
- Em 2012 continuará como manda a lei. Aumento salarial tem de apresentar até agosto. Se o Congresso não aprovar para 2012, só em 2013 - disse.
A presidente argumentou que, neste ano, não houve aumentos para não dar uma demonstração de descontrole dos gastos, o que fragilizaria o país diante da crise econômica. Ela disse ainda que apresentou toda a argumentação possível para evitar reajuste de vencimentos.
- Não era hora de dar aumento. Achamos isso para todos, mas não temos controle. O que eu pude fazer, eu fiz. Fui a público. Não é porque não gosto daquele segmento e prefiro outro. É porque o país se fragilizaria se tivesse uma prática de gastos sem controle. Não é crime pedir aumento salarial. As categorias têm direito. O problema não é esse. O problema é que não se coaduna com a situação - afirmou a presidente.
Tags
NACIONAL