Obama discursa em base militar e marca fim da Guerra do Iraque


O presidente americano Barack Obama marcou o fim da guerra do Iraque com um discurso nesta quarta-feira na base de Fort Bragg, na Carolina do Norte. Seu pronunciamento foi um tributo aos soldados que lutaram no conflito, tanto àqueles que morreram quanto aos veteranos que voltaram para casa após longos períodos.

Mais de 200 soldados do Fort Bragg morreram na guerra, que durou quase nove anos. Os últimos militares devem voltar ao país nos próximos dias, com a retirada completa marcada para ser finalizada no dia 31 de dezembro.

"Como seu comandante e em nome de uma nação grata, eu estou orgulhoso em finalmente dizer essas duas palavras - bem-vindos, bem-vindos, bem-vindos", disse Obama, enquanto soldados se reuniam no hangar do Fort Bragg e aplaudiam.

Obama disse que os militares americanos estavam deixando o Iraque com as "cabeças erguidas" e agradeceu aos familiares dos soldados presentes por compartilhar o sacrifício.

O presidente saudou as tropas que já retornaram ao país, os aplaudiu pela sua "realização extraordinária" e declarou que a Guerra do Iraque está chegando ao fim "não com uma batalha final, mas com uma marcha em direção à casa".

"A Guerra do Iraque vai em breve pertencer à História, e seu seviço vai pertencer às eras."

O presidente mostrou o lado humano da guerra, destacando a bravura e os sacrifícios das tropas americanas. Ele relembrou o início do conflito, em 2003, quando ele era somente um senador de Illinois.

"Nós sabíamos que esse dia iria chegar. Mas ainda assim, há algo profundo sobre o fim dessa guerra que durou tanto tempo."

Em sua primeira visita ao Fort Bragg, Obama estava acompanhado de sua mulher, Michelle, que, como primeira-dama, tem sido uma ativa defensora dos veteranos.


Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem