Foto: Wandenberg Belém |
A Praça da Matriz foi o palco principal das comemorações da chegada de 2012 em Iguatu. Às 22 horas teve início a celebração da missa, que foi presidida pelo pároco da igreja de Senhora Sant'Ana, Padre Lázaro Augusto. Em seguida, exatamente a meia noite, aconteceu show pirotécnico, com duração de aproximadamente 15 minutos, anunciando a chegada de uma nova era neste município.
Uma grande parte dos iguatuenses preferiu ficar em casa e comemorar a passagem do ano junto com seus familiares, enquanto outros se deslocaram para a Praça da Matriz, onde puderam curtir e dançar ao som das bandas Pele Morena e Pegada de Solteiro.
A Prefeitura de Iguatu patrocinou os eventos.
Tradição do Ano Novo
O Ano-Novo ou Réveillon é um evento que acontece quando uma cultura celebra o fim de um ano e o começo do próximo. Todas as culturas que têm calendários anuais celebram o "Ano-Novo". A celebração do evento é também chamada Réveillon, termo oriundo do verbo francês réveiller, que em português significa "despertar".
A comemoração ocidental tem origem num decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1 de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de Janeiro, deriva do nome de Jano, que tinha duas faces (bifronte) - uma voltada para frente (visualizando o futuro) e a outra para trás (visualizando o passado).