A humanidade enfrenta um desafio decisivo - educar as novas gerações na justiça e na paz, a fim de evitar as violentas tragédias do passado, disse o papa Bento XVI em sua mensagem de Ano Novo, neste domingo. O pontífice, de 84 anos, celebrou a chegada de 2012 com uma missa na Basílica de São Pedro, diante de centenas de pessoas, no dia em que o Vaticano dedica à paz mundial.
Em sua homilia dominical, o papa disse que educar os jovens sobre os valores fundamentais e virtudes são a chave para assegurar um futuro de esperança. Segundo ele, o tema deste ano -''Educando os jovens em justiça e paz'' - é uma tarefa para todas as gerações que seguiram às duas guerras mundiais no século 20 e aos outros conflitos registrados desde então.
-Educando os jovens no conhecimento da verdade, em valores fundamentais e virtudes, é olhar para o futuro com esperança -disse ele em sua homilia.
Bento XVI felicitou os jovens ao dizer que, devido à sua natureza, estão abertos ao diálogo e ao respeito mútuo, mas alertou que existe um risco de que as realidades sociais os tornem intolerantes e violentos. No entanto, previu que os jovens se converterão em construtores da paz se forem educados adequadamente.
(O Globo)