A pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira: Saúde Pública, divulgada nesta quinta-feira (12) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e feita em parceria com o Ibope, revela que a maioria da população brasileira desaprova o sistema público de saúde no país. Ao todo, 61% o consideram ruim ou péssimo. Outros 85% disseram que não perceberam avanços na saúde brasileira nos últimos três anos.
O principal problema apontado é a demora no atendimento. Quando questionados sobre o serviço público de saúde de sua cidade, 54% disseram que é ruim ou péssimo.
Entre as políticas públicas, 95% da população acha que o governo tem a obrigação de oferecer serviços de saúde gratuitos para todos, mas 63% acreditam - total ou parcialmente - que a transferência da gestão dos hospitais públicos para a iniciativa privada melhoraria o atendimento aos paciente. Para 57%, aumentar o número de médicos na rede pública é uma das principais medidas para melhorar o serviço de saúde.
A pesquisa também mostra que 68% dos brasileiros têm os hospitais da rede pública como única ou principal fonte de serviços públicos de saúde. Já 24% possuem plano de saúde. Entre os usuários do serviço privado, 91% utilizam apenas ou principalmente algum plano de saúde ou convênio. Apenas 1% dos que utilizam principalmente a rede pública tem algum plano de saúde.
Tags
NACIONAL