Autoridades britânicas fizeram homenagens à rainha no dia que marca o início de seu reinado, após a morte de seu pai, George VI, em 6 de fevereiro de 1952. Antes de iniciar oficialmente o ano de festejos por seu reinado, Elizabeth II disse em uma mensagem ao povo britânico que ela e seu marido, o príncipe Philip estão “profundamente emocionados” por receber tantas mensagens gentis sobre seu Jubileu de Diamante.
“Estou escrevendo para agradecer a vocês pelo incrível apoio e encorajamento que têm dado a mim e ao príncipe Philip durante estes anos. Nesse ano especial, como me dedico mais uma vez a servir vocês, eu espero que todos nós sejamos lembrados pelo poder da união e da invocação da família, amizade e boa vizinhança, exemplos que eu tive sorte de ver durante meu reinado”, escreveu para a nação em uma carta divulgada pelo Palácio de Buckingham.
A promessa de continuar servindo aos súditos serviu para afastar rumores de que ela poderia renunciar para passar o trono a seu filho, o príncipe Charles — que, por sua vez, poderia abrir mão da coroa para que o príncipe William assumisse, de acordo com rumores.
Elizabeth II também expressou sua esperança de que o novo ano será tempo de agradecer “pelos grandes avanços” conquistados desde que subiu ao trono e “olhar para o futuro com a cabeça clara e o coração afetuoso”.
O Jubileu de Diamante será comemorado com uma série de eventos nacionais e mundiais, que incluem a visita da realeza a vários países que possuem boas relações com o Reino Unido. O Brasil está no roteiro real e receberá o príncipe Harry em março, no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Tags
INTERNACIONAIS