A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) realizou solenidade, na manhã desta segunda-feira (05), para a assinatura de convênio de 33.400 cisternas de placas para comunidades rurais de 35 municípios do interior cearense. A iniciativa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Participaram do encontro os prefeitos de cada cidade beneficiada, secretários de agricultura e lideranças comunitárias, além do secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, e de representantes da SDA.
“Nesses 35 municípios vai haver a universalização das cisternas de placas. O MDS investiu neste programa R$ 40 milhões. Nós já temos 30 mil cisternas construídas e outras 19 mil em andamento, além dessas 33.400 que serão construídas”, afirmou Nelson Martins.
Segundo a coordenadora do Programa de Cisternas de Placa da SDA, Mércia Cristina Sales, com a construção das novas cisternas de placas, cerca de 50% das comunidades que necessitam de água de qualidade serão beneficiadas. “Para universalizar o acesso, o Ceará precisa de aproximadamente 160 mil cisternas de placa. Quando essas novas cisternas estiverem instaladas nós já teremos 82.400 famílias beneficiadas”, disse.
Até o momento a SDA, em parceria com o MDS já investiu R$ 80 milhões de reais, metade deste valor veio do Governo Federal. As cisternas de placa acumulam água da chuva para o consumo humano e para o cozimento dos alimentos.
Tags
REGIONAL