A Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) divulgou nesta segunda-feira (9) que em 2011 o Ceará foi o segundo estado brasileiro a fazer mais transplantes de coração, perdendo apenas para São Paulo. O estado paulista realizou 69 transplantes cardíacos, enquanto o Ceará fez 25 e o Paraná 18.
O Ceará realizou nos três primeiros meses de 2012 duas vezes mais transplantes de coração do que no mesmo período de 2011. Este ano, cinco pacientes receberam um coração novo em janeiro, dois em fevereiro e um em março, totalizando oito transplantes no primeiro trimestre do ano. Somente quatro transplantes foram realizados no mesmo período de 2011.
No Ceará, os transplantes de coração são realizados no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM). O HM é uma unidade terciária especializada no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas e pulmonares. O Hospital se destaca também pelos transplante de pulmões.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, nos anos de 2008 e 2009 o Ceará foi o maior transplantador de coração do país. Em 2010, com 16 transplantes realizados no ano, o Ceará ficou em segundo do Brasil.
Tags
REGIONAL