Polícia prende bando especializado em clonagem de cartão, em Brejo Santo

A Polícia Militar prendeu, na manhã deste sábado (28), três acusados de clonagem de cartão. A prisão foi efetuada no Hotel Municipal, em Brejo Santo, região do Cariri, após identificação dos acusados nas imagens do circuito interno de vigilância do Bradesco. 

Os três homens haviam instalado, em um dos caixas eletrônicos do banco, minicâmera para identificar a senha dos clientes e um equipamento de leitura de cartões, conhecido por "chupa cabra". Francisco Weberson Gomes Alves, vulgo “Berço”, 23 anos, Artêmio Andrade Bonfim, vulgo “Chupa”, 28 anos, e Ivanyr Soares de Sousa, vulgo “Cabra”, 27 anos, foram presos por estelionato, falsificação e formação de quadrilha. Todos os acusados são de do município de Crateús, região Norte do Estado.

Além do aparelho “chupa cabra”, a polícia encontrou com os acusados seis cartões, duas câmeras, 14 baterias, dois carregadores para as baterias, cinco cabos adaptadores para transmissão de dados, três CDs para programar os adaptadores e equipamentos de instalação. 

Chefe monitorava à distância
Segundo os acusados, a clonagem de cartão rendia entre R$ 50 mil e R$ 100 mil por mês. O dinheiro era repassado para um chefe da quadrilha, em Fortaleza, que realizava o trabalho da clonagem e o pagamento das equipes distribuídas na Capital e cidades do Interior. A quadrilha também teria atuação em outros estados do País.

De acordo com o depoimento dos presos, a quadrilha fazia a instalação dos “chupa cabras” aos sábados nos caixas eletrônicos. Na noite do dia seguinte, o material era recolhido e enviado ao chefe da quadrilha em Fortaleza. Com os cartões clonados, a quadrilha realizava saques e contraía empréstimos em nome dos correntistas. "Os acusados afirmaram ainda que essa prática é comum na cidade de Crateús, onde há verdadeiros especialistas na área do crime de cartãozeiros", informa a 3ª Companhia do 2º Batalhão da Polícia Militar. 

A prisão foi realizada por policiais militares e pelo Serviço Reservado da 3ª Companhia, com o apoio do Ronda do Quarteirão e Força Tática de Apoio. Cerca de 20 policiais participaram da operação. Os acusados estão detidos na Delegacia Regional de Polícia Civil de Brejo Santo.


Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem