O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), foi instituído no ano passado pelo Governo Federal, com o objetivo de aumentar a oferta de educação profissionalizante em todo o País.
Nesta terça-feira (8) aconteceu o lançamento do programa em Iguatu. A solenidade foi realizada no auditório da Coordenadoria Regional de Educação do Estado, CREDE 16. O programa será implementado em Iguatu, por meio da Secretaria de Educação do Estado (Seduc) e do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Iguatu. "A gente considera particularmente o Pronatec, um programa redentor para os nossos jovens. Depois de tantos anos sem termos acessos a cursos profissionais, estamos agora tendo essa oportunidade", disse a coordenadora estadual do programa, Adriana Cintia.
O Governo Federal vai investir aproximadamente R$ 4 milhões de reais para formar 11 turmas nos municípios de Iguatu e Quixeramobim. "Estamos abrindo seis turmas no município de Quixeramobim, e aqui em Iguatu, cinco turmas. O Instituto vai trabalhar em parceria com a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), visando a qualificação dos alunos que estão cursando o ensino médio, fazendo do Instituto apenas a parte técnica", disse Ivam Holanda, diretor do IFCE, Campus de Iguatu.
O Pronatec vai beneficiar estudantes do ensino médio de escolas públicas, trabalhadores de baixa renda e beneficiários dos programas federais de transferência de renda. Em Iguatu serão oferecidos cinco cursos nas áreas de Zootecnia, Agroindústria, Nutrição e Dietética, Agropecuária e Informática. "O Pronatec chega em um importante momento. Essa nova geração não pode mais perder tempo, tem que participar com órgãos envolvidos no projeto, e juntos cada dia mais aprender melhor, criando novas oportunidades no mercado de trabalho", disse o vereador Aderilo Filho.
Ainda participaram do evento o professor e diretor de ensino do IFCE/Iguatu, Dijauma Honório; o coordenador da CREDE 16, Antonio Roberto; a secretária do Desenvolvimento Econômico de Iguatu, Patrícia Diniz, além da coordenadora do Liceu de Iguatu, Cláudia Medeiros.
Saiba mais
O Pronatec foi instituído pelo Governo Federal em 2011, e tem como finalidade ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica em todo território nacional por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira. O Programa visa expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio (presencial e a distância) e de cursos de Formação Inicial e Continuada (cursos de qualificação profissional de curta duração).
Redação: Luiz Vasconcelos