Justiça Eleitoral fecha acordo com Forças Armadas para garantir segurança nas eleições municipais


A Justiça Eleitoral, por meio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e o Ministério da Defesa, que comanda as Forças Armadas, fecharam acordo para garantir a logística e a segurança das eleições municipais de 2012. Diferentemente dos outros anos, o acordo detalha como os profissionais das duas áreas devem atuar para que a votação ocorra com normalidade.

Neste ano, o apoio logístico já foi requerido pelos tribunais eleitorais de quatro estados – Acre, Amapá, Mato Grosso do Sul e Roraima – para atender a 77 localidades.

Segundo o acordo firmado, a solicitação de reforços pelos tribunais eleitorais estaduais tem que passar pelo aval do TSE, que encaminha os pedidos para a Presidência da República e para o Ministério da Defesa. O TSE analisará os pedidos já encaminhados pelos tribunais locais a partir de 1º de agosto, quando volta do recesso.

O acordo também determina que as tropas só podem desempenhar funções para garantir a votação e a apuração de votos, obedecendo a legislação e as instruções da autoridade judiciária eleitoral.

(Blog do Roberto Moreira)




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem