A ministra Tereza Campello, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e o presidente do Banco do Nordeste (BNB), Ary Joel de Abreu Lanzarin, assinaram nesta segunda-feira (5) contrato de prestação de serviços para a construção de cisternas no Semiárido brasileiro. A assinatura aconteceu no gabinete da ministra, em Brasília.
Serão repassados R$ 82,5 milhões ao banco, até novembro de 2013, que vai selecionar as instituições para construir as cisternas. Ao todo, são 28,5 mil cisternas de placa para o consumo humano e 1,65 mil tecnologias sociais de acesso à água para produção de alimentos. Serão beneficiados 37 municípios da Bahia, do Ceará, da Paraíba e do norte de Minas Gerais. O investimento faz parte do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Água (Água para Todos), do Plano Brasil Sem Miséria.
A cisterna é uma tecnologia popular para a captação de água da chuva. A água que escorre do telhado da casa é captada pelas calhas e cai direto na cisterna, onde é armazenada. Com capacidade para 16 mil litros de água, a cisterna supre a necessidade de consumo de uma família de cinco pessoas por um período de estiagem de oito meses.
Tags
NACIONAL