Apresentar propostas para melhorias no trânsito do município, por meio de campanhas educativas. Esse foi o principal tema discutido na noite desta quarta-feira (16) no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Iguatu (CDL), envolvendo o poder público municipal, representado pelo prefeito Aderilo Alcântara, representantes de entidades, empresários, igrejas e sociedade civil organizada.
Além de apresentar oficialmente a programação da Semana do Município, que acontece no período de 19 a 26 de janeiro, o prefeito Aderilo Alcântara também lançou a campanha de prevenção de acidentes de trânsito no município, com o tema Cidadão Consciente, Trânsito sem Acidente. Dentro do tema da campanha, coordenada pelo secretário municipal de Ciência e Tecnologia, prof. José Roberto Duarte, serão desenvolvidas palestras educativas, panfletagem, faixas e adesivagem de veículos. Carros e motos danificados por acidentes de trânsito também ficarão expostos em diversos pontos da cidade.
Durante o encontro, Aderilo pediu o envolvimento de toda sociedade iguatuense, no sentido de que haja uma campanha permanente no combate aos acidentes de trânsito em Iguatu. “A prevenção de acidentes no trânsito tem sido uma preocupação minha e do vice Ednaldo Lavor, e para que possamos implantar um plano permanente de ações estratégicas, visando educar a nossa população no sentido de que tenhamos um trânsito tranqüilo e livre de acidentes, precisamos do apoio da sociedade iguatuense, porque neste momento não existe cor partidária, mas sim o envolvimento de todos, para que dessa forma possamos ter um trânsito de paz e tranqüilidade, e assim não vermos tantas vidas sendo perdidas por conta da imprudência de algumas pessoas”, disse Aderilo Alcântara.
Propostas
Propostas
Alcides Marques, gerente do Sebrae em Iguatu, sugeriu uma campanha educativa de trânsito de longo prazo, iniciando pelas crianças, nas escolas públicas do município.
Dr. Ariosto Bezerra, presidente da CDL, parabenizou a gestão pela iniciativa e sugeriu a criação de um comitê de mobilização pela paz e segurança no trânsito em Iguatu. "É preciso discutir essas questões relacionadas às morte no trânsito de nosso município, principalmente na faixa dos 20 aos 29 anos, onde o índice é alarmante", disse.
Professor Flávio Assunção parabenizou a iniciativa da proposta, e apontou algumas deficiências nas sinalizações de trânsito no município, principalmente na Avenida Perimetral, que tem sido palco de vários acidentes. "Temos que reivindicar do governo do Estado uma maior atenção em relação ao trânsito do nosso município", disse.