Chuvas no Ceará ficam 50,3% abaixo da média histórica

As chuvas caídas nos três últimos meses, fevereiro, março e abril, foram 50,3% abaixo da média histórica. O período, considerado o mais intenso da quadra chuvosa no Estado, caracterizou-se pela baixa pluviosidade e confirmou os prognósticos negativos da pluviosidade divulgados pela Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) para este ano. Ontem, choveu em 113 municípios, sendo que a maior precipitação aconteceu em Quixeramobim, no Sertão Central, com 83mm, seguindo por Pedra Branca, com 46mm.

Pelos registros do órgão, a macrorregião do Litoral de Fortaleza foi a que choveu mais em 2013, com 726,68mm. Porém apresenta um desvio negativo de 53,7% em relação à média histórica. Com chuvas de 707,2mm, o Litoral Norte teve uma variação negativa menor, com 40%. Já o Sertão dos Inhamuns, com 465,5 registrou a mais baixa pluviosidade do Estado, sendo 59,5% abaixo da média histórica.

Na avaliação da Funceme, este ano se apresentou como o de chuvas mais escassas do que no ano passado, quando a pluviosidade foi de 330mm, representando um desvio de 44%.

(Diário do Nordeste)


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem