Encontro define estratégias para implantação da Faculdade de Medicina em Iguatu

Autoridades se reuniram para acelerar processo de implantação da faculdade de medicina de Iguatu
Discutir ações estratégicas para acelerar o processo de implantação da Faculdade de Medicina em Iguatu. Este foi o tema da reunião, ocorrida na última segunda-feira (15), com a presença do prefeito Aderilo Alcântara, do ex-prefeito Agenor Neto, do diretor da Fiocruz no Ceará, Carlile Lavor, do diretor da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte, professor José Marcondes Macedo Landim,além do secretário de Políticas Públicas de Iguatu, Dr. Joab Soares de Lima e outras autoridades.

Segundo o professor Marcondes Macedo, a meta é que a instituição de ensino superior inicie seu funcionamento com pelo menos sete cursos, incluindo medicina. Serão investidos cerca de R$ 12 milhões de reais no projeto. Ele avalia que Iguatu tem todos os requisitos exigidos pelo Ministério da Educação para implantação dos cursos em Iguatu, o que já permitiria a realização do primeiro vestibular em junho de 2014.

Para o Dr. Carlile Lavor, a ideia é que as faculdades de medicina possam formar profissionais com 50% de médicos especialistas e 50% de médicos generalistas, e em Iguatu seriam estabelecidos os mesmos critérios. Ele salientou que a instalação de uma faculdade de medicina em Iguatu vai alavancar o crescimento econômico, além de servir como suporte para um forte avanço na qualidade da saúde do município. “Sabemos que ainda é preciso se fazer muita coisa no setor de saúde do município, mas vejo que essa é uma grande possibilidade da faculdade ter êxito. Tem uma boa estrutura de áreas com bons acessos e acredito que tanto o empenho do prefeito Aderilo como a grande liderança de Agenor, a faculdade terá chances de dentro em breve está em funcionamento”, disse Carlile Lavor.

O projeto para implantação da faculdade de medicina em Iguatu vinha tramitando desde o final de agosto de 2012, quando aconteceu a primeira reunião no auditório do Hospital Regional de Iguatu. Na época foram debatidas algumas questões burocráticas, mas faltava a escolha de um terreno adequado para construir o prédio da instituição de ensino. Nesse intervalo, houve grandes avanços, e o terreno finalmente foi definido a partir da boa vontade do empresário José Alves de Oliveira, que a pedido do prefeito Aderilo Alcântara e do ex-prefeito Agenor Neto, cedeu parte da área institucional de um loteamento de sua propriedade, localizado às margens da nova Avenida Edson Queiroz, cujas obras estão em fase de conclusão.

Ainda participaram do encontro o secretário de Ciência e Tecnologia do Município, professor José Roberto Duarte, Patricia Diniz, secretária do Desenvolvimento Econômico; Izaura Gomes, secretária de Gestão; professor Ivo Ferreira, diretor da URCA; Dra. Eduarda (URCA), Dra. Jacirene, Dr. Elpídio, Socorrinha e Dra. Lúcia Vanda.

REDAÇÃO: Luiz Vasconcelos
Contato: iguatunoticias@gmail.com



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem