Prefeitos invadem a Câmara para protestar por falta de dinheiro para pagar contas

Dezenas de prefeitos invadiram o Salão Verde da Câmara no início da tarde de ontem. Eles conseguiram passar pelos seguranças, que obstruiam a entrada, e seguiram em direção ao gabinete do presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Os prefeitos reivindicam aprovação de projetos e mais dinheiro para os municípios. Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), cerca de 1.200 prefeitos estão na capital federal. " Cadê o presidente? A casa é do Povo! Receba os prefeitos", gritavam.

Pouco mais de uma hora após a invasão, Henrique Alves se encontrou com o grupo e prometeu dar andamento à principal reivindicação dos prefeitos, a aprovação de uma proposta de emenda à Constituição que aumenta em 2% o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Ele afirmou que tão logo a Comissão de Constituição e Justiça aceite a proposta, será criada a comissão especial para votá-la. Alves reagiu, no entanto, à crítica dos prefeitos que alegam que a Câmara cria despesas, como o piso nacional do magistério, sem repassarem os recursos que permitam o pagamento.

Municípios, principalmente do interior, estão adotando medidas extremas, como demitir o secretariado, para diminuir os custos e tentar fechar o ano sem ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, alertou para a situação dramática em que se encontram as finanças de boa parte dos municípios brasileiros.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem