A comarca de Icó, na região Centro-Sul do Ceará, a terceira mais antiga instalada no Estado cumpriu com êxito a pauta da “Semana Nacional do Tribunal Popular do Júri”, levando a julgamento vários cidadãos acusados de prática de crimes dolosos contra a vida, como homicídio e tentativa de homicídio; infanticídio; participação em suicídio e aborto.
Desde que o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará – TJCE nomeou para responder em Icó o magistrado Ricardo Alexandre da Silva Costa, que os crimes de júri, há anos guardados nas prateleiras do fórum, agora vêm ocorrendo vários julgamentos no município.
“Coincidência ou não, graças a Deus, os homicídios têm diminuído em todo o Icó. Dr. Ricardo Alexandre é um célere e responsável magistrado. A nossa luta não foi em vão”, disse o advogado Kerginaldo Cândido. “Hoje, a nossa alegria é em dobro”.
Os advogados destacam o compromisso e o trabalho do magistrado, Ricardo Alexandre e do promotor de justiça, Thiago Marques Vieira.
Em 2013, sem juiz, Icó lançou uma campanha com o título “Procura-se um juiz de direito pra Icó”.
Somente nos últimos meses, a comarca de Icó, levou a julgamento 30 pessoas que respondiam há vários anos processos de homicídio sem trâmite judicial algum.
(Honório Barbosa)
Tags
REGIONAL