Coelce quer reajustar conta de energia elétrica em 13,83%

A conta de energia elétrica do cearense poderá sofrer, neste ano, um aumento bem superior ao esperado pelo mercado. A demanda foi enviada pela Campanha Energética do Ceará (Coelce) à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O índice pedido pela Coelce – 13,83% - está acima quatro pontos percentuais da estimativa do Banco Central (BC), que aponta uma expectativa de reajuste médio de 9,5% nas tarifas de energia elétrica do país.

Se aprovado, o aumento sobre os valores praticados pela distribuidora passará a vigorar a partir do próximo dia 22 de abril. No entanto, o reajuste final só será conhecido na próxima terça-feira (15), durante reunião ordinária da diretoria da Aneel.

O pleito solicitado pela Coelce chama a atenção ainda quando comparado com a inflação acumulada nos últimos 12 meses, medida pelo Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M), indicador utilizado pelo setor para corrigir preços. De acordo com a proposta de reajuste tarifário apresentado pela companhia, o IGP-M considerado para os cálculos foi de 5,97%, portanto, bem inferior aos 13,83% sugeridos pela concessionária de energia. 



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem