Ceará confirma primeiro caso de varíola dos macacos


A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) confirmou, nesta quarta-feira (29), o primeiro caso de varíola dos macacos no Ceará. O paciente tem 35 anos, reside no estado, mas viajou recentemente para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Até agora o Ceará já notificou 14 casos suspeitos, dois foram descartados e 11 seguem em investigação.

A Sesa informa que em todas as notificações foram aplicadas as medidas recomendadas, como isolamento, busca ativa de contatos e coleta de material para exames laboratoriais com o objetivo obter um diagnóstico diferencial até para outras doenças.

A varíola dos macacos é uma doença rara causada por um vírus do gênero Orthopoxvirus, que costuma estar presente em roedores. Apesar de pouco frequente, a varíola dos macacos pode afetar os humanos e causar sintomas como calafrios, dor muscular e nas costas, cansaço excessivo e aparecimento de bolhas e feridas na pele, que podem coçar ou serem doloridas.

Os primeiros casos de varíola dos macacos, ou varíola símia, foram identificados em 1958 em um grupo de macacos, o que deu origem ao nome da doença, apesar de o vírus ser mais comum em roedores. Já o primeiro caso em pessoas foi identificado em 1970.  

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem