A Fundação Cearense de Meteorologia - Funceme - divulgou nesta sexta-feira (19) o primeiro prognóstico para quadra invernosa de 2024 no Ceará.
Segundo o órgão, o estado tem 45% de probabilidade de chuvas abaixo da média histórica nos primeiros meses da quadra chuvosa (fevereiro a abril).
A Funceme desenha ainda outros cenários possíveis: 15% de probabilidade de chuvas acima da média e 40% de os três primeiros meses da quadra chuvosa terminarem com acumulado em torno da média.
A quadra chuvosa no Estado segue até maio, mas o prognóstico para o restante do período só deve ser divulgado no próximo mês.
O presidente da Funceme, Eduardo Martins, pontuou que o mês de janeiro iniciou com chuvas significativas em todo o Estado, inclusive com algumas cheias, mas ressaltou que os números seguem abaixo da média.
Uma preocupação ressaltada pelo gestor do órgão estadual é o aquecimento do Oceano Atlântico, além da problemática do El Niño. "O que vemos é um aquecimento muito extenso no Atlântico, nunca vimos um aquecimento dessa ordem em termos de extensão. Tanto na região central como nas outras temos uma configuração de aquecimento mantida", disse.
Ainda de acordo com Eduardo Martins, o El Niño está como o quarto maior desde 1957. Ele está atingindo ou próximo ao pico neste momento. A tendência é desaquecer, mas o aquecimento deve permanecer até o final da quadra chuvosa, explicou.