No próximo dia 31 de maio, o Governo do Estado encerra a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Essa é a primeira campanha desde que o Ceará conseguiu sair da zona de risco desconhecido da doença e ir para a zona de risco médio, de acordo com a classificação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Estima-se que o rebanho bovino e bubalino seja formado por 2,3 milhões de cabeças.
Conforme o secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Antônio Rodrigues Amorim, a meta é vacinar 90% dos animais de cada município cearense. De acordo com o Governo do Estado, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), intensifica as suas ações de vigilância sanitária no Ceará.
No município de Iguatu, Centro-sul do estado, apenas 42% do rebanho bovino consta como vacinado, até o presente momento, conforme informa o coordenador local da Ematerce, José Mauro Nogueira. Ele orienta ainda que o criador não deixe para última hora para vacinar o seu rebanho, e aponta a necessidade de que tão logo ocorra a vacinação, que o criador procure um dos postos da Adagri local para registrar a vacinação.
O prazo para declarar a vacinação vai até o dia 15 de junho. Quem não se adequar as exigências poderá sofrer sanções por parte dos órgãos estaduais.
Redação Iguatu noticias
Redação Iguatu noticias
Tags
CIDADE