O resultado do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece Alfa), exame que verifica a qualidade do ensino nos 184 municípios do Ceará, revelou que o município de Iguatu conseguiu resultado dos mais significativos dentro da avaliação, com média 152,6 de proficiência ajustada, dentro da escala verde escuro. Os números foram divulgados na manhã desta segunda-feira (21), em Fortaleza, durante solenidade que contou com a presença do governador Cid Gomes, do ministro da Educação, Aloízio Mercadante e da secretária de Educação do Estado, Izolda Cela.
Para obter o reconhecimento desejável (verde escuro), a Secretaria de Educação de Iguatu realizou várias ações, no sentido de mobilizar os gestores, professores e alunos para conquistar esse importante resultado no Spaece-Alfa. Todo esse trabalho teve o apoio fundamental do prefeito Agenor Neto, que não tem medido esforços e tem apoiado todas as ações que visem a melhoria na qualidade da educação do município.
Escola nota 10
Ao todo, foram avaliados 22.785 alunos do 2º e do 5º ano do ensino fundamental de 4.519 escolas públicas do Ceará, para mapear o nível de desempenho dos estudantes cearenses. Em Iguatu, a Escola de Ensino Fundamental Antonio Cipriano de Oliveira, localizada na Barreira dos Paraibanos, obteve a nota 230,05 no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), em sua vertente Spaece-Alfa, aplicado em dezembro de 2011, às turmas de segundo ano do ensino fundamental atendidas pelo Programa de Alfabetização da Idade Certa (Paic), e foi homenageada com o prêmio Escola nota 10. A escola receberá o reconhecimento com incentivo financeiro de R$ 2 mil por aluno.
A premiação
Para reconhecer o esforço em prol da alfabetização logo nos primeiros anos de escolaridade, o Governo do Estado instituiu o Prêmio Escola Nota Dez. Em sua quarta edição, a premiação é destinada às 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa) e 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados do 5º ano, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – (IDE 5).