Foi realizada na manhã desta segunda-feira (4) no auditório do Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu, o lançamento regional do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Implementado no início deste ano, pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), o Pacto tem como objetivo garantir a alfabetização de todas as crianças até oito anos de idade. Ao todo, são 15,2% as crianças brasileiras em idade escolar que não sabem ler, nem escrever.
Marcaram presença no evento o prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara; o coordenador da 16ª CREDE, professor Antonio Roberto de Araújo; a secretária de educação de Iguatu, Benildes Uchoa; Dijauma Honório, diretor eleito do Instituto Federal do Ceará (Iguatu), além da supervisora do PNAIC Regional, professora Gerarda Alves Franco (UFC), secretários municipais e dos prefeitos de Jucás (Raimundo Luna) e Quixelô (Fátima Gomes).
Uma das principais ações do Pacto é a formação continuada e presencial para todos os professores alfabetizadores do 1º, 2º e 3º anos e também das classes multisseriadas, com base no programa Pró-Letramento, cuja metodologia propõe estudos e atividades práticas. “Não mediremos esforços no sentido de garantir todo o apoio necessário para realização das formações de professores, uma das principais ações do pacto. O desafio é unir forças para garantir a alfabetização das nossas crianças”, enfatizou Aderilo Alcântara.
Formação
Os cursos de capacitação dos professores serão realizados durante todo o ano de 2013, nos núcleos de Iguatu e Icó, somando ao todo 14 municípios. São eles: Iguatu, Acopiara, Cariús, Catarina, Jucás, Orós, Quixelô, Baixio, Icó, Cedro, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Umari e Várzea Alegre.
A etapa de formação dos professores teve início nesta segunda-feira (4), em todos os pólos que aderiram às ações do PNAIC, segundo informou a professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Gerarda Alves Franco, Supervisora dos núcleos Iguatu/Icó, Russas e Jaguaribe.
Coordenação
A coordenação institucional do Pacto Regional dos núcleos de Iguatu e Icó é composta por representantes da Secretaria de Educação do Ceará (CREDE’s), Universidade Federal do Ceará (UFC) e prefeituras municipais, órgão responsável por todo apoio logístico do projeto.