Os conhecidos profetas das chuvas se reuniram neste sábado (8), em Quixadá, para compartilhar as previsões do tempo baseada na observação da natureza.
O encontro acontece sempre no mês de janeiro, antes do período chuvoso oficial do Estado. Cada profeta anuncia sua previsão, de acordo com experiências feitas com plantas, animais e na observação dos astros.
Este ano as previsões foram otimistas e a maioria dos profetas disse que vai chover acima da média no Ceará. O profeta Renato do Tapuiará disse estar confiante depois de ver que as casinhas da maria-de-barro, espécie de pássaro presente na região, foram construídas com abertura voltada contra o sentido das chuvas, indicando que as precipitações serão abundantes.
No encontro desse ano eram esperados 25 profetas, no entanto muitos desistiram de ir à reunião por estarem com sintomas gripais ou para evitar possível contágio, por conta da idade avançada da maioria deles.
O evento aconteceu na Faculdade Cisne e foi realizado pelo Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central, Prefeitura Municipal de Quixadá, Casa de Saberes Cego Aderaldo, Cagece e Instituto Agropolos.